
PLANEJAMENTO DE AULA PARA O TERCEIRO BIMESTRE NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
PROFESSORAS DO LABORATÓRIO: CLEIDE E ROSA
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: ESCOLA NOVO HORIZONTE.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DISCIPLINA: ESTUDOS AMAZÔNICOS
CONTEÚDO: EXTRATIVISMO VEGETAL
ASSUNTO: FRUTAS REGIONAIS
SÉRIE: 7ª BIMESTRE: 3º
OBJETIVOS:
Conhecer frutos da Amazônia e sua forma de extração.
Selecionar informações das frutas em estudo.
Reconhecer as utilidades dos frutos, na culinária e indústria de cosméticos.
Desenvolver atitudes de preservação da Amazônia, através do conhecimento das riquezas, Como os seus frutos.
Apreciar o sabor dos frutos da Amazônia.
Compartilhar com outras turmas e/ ou comunidade, o conhecimento adquirido através das pesquisas realizadas sobre os frutos amazônicos.
TEMPO PREVISTO:
Cinco aulas de 45 minutos cada.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Recursos Tecnológicos:
COMPUTADORES, MOUSES, TECLADOS, DATA _SHOW, MÁQUINA DIGITAL.
OUTROS RECURSOS: FRUTAS, CARTOLINAS, PINCÉIS.
*SLIDES
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
1 parte:
_Professor realiza um levantamento com os alunos sobre o extrativismo em sala de aula, comenta e pede que os alunos citem alguns frutos da região, registra o nome dos frutos em cartaz.
Comenta com os alunos que estarão ampliando esta lista através de uma pesquisa na internet, no laboratório de informática.
2 parte:
Agenda no laboratório a pesquisa, e pede que os alunos entrem no site:
http://www.revistanossopara.com.br, e leiam o nome das frutas encontradas na nossa região Amazônica, registrem para ampliar a lista já iniciada anteriormente.
Em sala socializar as frutas pesquisadas.
Dividir a turma em grupos e priorizar algumas frutas para aprofundar o estudo.
Sobre cada fruta o professor pode solicitar ao grupo que pesquise sobre o fruto:
FORMA DE EXTRAÇÃO: EX: A CASTANHEIRA, É USADA NA CONSTRUÇÃO CIVIL, SERVE PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS, BARCOS, MÓVEIS, ETC.
*FICHA TÉCNICA
ARTESANATO, (Ver se a árvore que produz este fruto serve para fazer artesanato, que tipo.)
Culinária( como é utilizado na culinária)
Cosméticos ( como esta fruta é usado na industria de cosméticos, que produtos podem ser feitos com ela.)
SUGESTÃO DE FRUTOS A SEREM PRIORIZADAS PARA ESTUDO: CASTANHA- DO- PARÁ
AÇAI
PUPUNHA
CUPUAÇU
3 parte:
AO SEPARAR OS GRUPOS E PRIORIZAR AS FRUTAS, O PROFESSOR IRÁ NOVAMENTE COM A TURMA PARA O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: Dessa vez acessar os sites:
Este site mostra diversas informações sobre a cultura Amazonense, nele os alunos irão em: Cultura, gastronomia_frutos regionais e escolhe o fruto pelo qual deseja ler.
http://www.inovam.com.br/oleo_castanha.htm
Este site trás informações também sobre o produtos amazônicos, explicando as utilidade da fruta.
Cada grupo irá ler e registrar informações sobre a sua fruta regional.
Pode-se preencher uma ficha elaborada anteriormente pelo professor:
Outros sites que podem ser consultado para suporte de informações e busca de imagens são:
Neste site tem uma lista de frutas de A a Z, onde você pode ler informações sobre determinada fruta.Inclusive algumas da Amazônia.
Ex: depois de digitar na barra de endereço:www.todafruta.com.br
clicar em frutas de A a Z
clicar em açaí
clicar em características do açaí(da polpa do fruto obtém-se o suco do açaí
Leiam também sobre cultura do açaí
Depois que pesquisar sobre este fruto volta ao inicio da página e pesquisa-se sobre outro fruto.
Outro site importante é o da Wikipédia.
www.wikipedia.org.
APRESENTAÇÃO PARA OUTRAS TURMAS OU COMUNIDADE:
ARTESANATO PRODUZIDO FEITOS COM OS FRUTOS OU COM A ÁRVORE DO FRUTO.
-
SUGESTÕES DE PARCERIAS COM OUTRAS DISCIPLINAS.
AVALIAÇÃO:
A AVALIAÇÃO SERÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DO PROFESSOR DURANTE AS ATIVIDADES, OBSERVANDO A PARTICIPAÇÃO E INTERESSE DO ALUNO EM DESENVOLVER CADA TAREFA E ATRAVÉS DO DESENPENHO DO GRUPO NAS PESQUISAS E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS.
BIBLIOGRAFIA:
sites para pesquisa na internet:
www.todafruta.com.br
http://www.revistanossopara.com.br
http://www.inovam.com.br/oleo_castanha.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário