segunda-feira, 23 de junho de 2008

SUGESTÃO DE AULA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

PLANEJAMENTO DE AULA PARA O TERCEIRO BIMESTRE NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

PROFESSORAS DO LABORATÓRIO: CLEIDE E ROSA

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: ESCOLA NOVO HORIZONTE.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

DISCIPLINA: ESTUDOS AMAZÔNICOS

CONTEÚDO: EXTRATIVISMO VEGETAL

ASSUNTO: FRUTAS REGIONAIS

SÉRIE: 7ª BIMESTRE: 3º

OBJETIVOS:

  • Conhecer frutos da Amazônia e sua forma de extração.

  • Selecionar informações das frutas em estudo.

  • Reconhecer as utilidades dos frutos, na culinária e indústria de cosméticos.

  • Desenvolver atitudes de preservação da Amazônia, através do conhecimento das riquezas, Como os seus frutos.

  • Apreciar o sabor dos frutos da Amazônia.

  • Compartilhar com outras turmas e/ ou comunidade, o conhecimento adquirido através das pesquisas realizadas sobre os frutos amazônicos.

TEMPO PREVISTO:

Cinco aulas de 45 minutos cada.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Recursos Tecnológicos:

COMPUTADORES, MOUSES, TECLADOS, DATA _SHOW, MÁQUINA DIGITAL.

OUTROS RECURSOS: FRUTAS, CARTOLINAS, PINCÉIS.

*SLIDES

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

1 parte:

  • _Professor realiza um levantamento com os alunos sobre o extrativismo em sala de aula, comenta e pede que os alunos citem alguns frutos da região, registra o nome dos frutos em cartaz.

  • Comenta com os alunos que estarão ampliando esta lista através de uma pesquisa na internet, no laboratório de informática.

2 parte:

  • Agenda no laboratório a pesquisa, e pede que os alunos entrem no site:

http://www.revistanossopara.com.br, e leiam o nome das frutas encontradas na nossa região Amazônica, registrem para ampliar a lista já iniciada anteriormente.

Em sala socializar as frutas pesquisadas.

  • Dividir a turma em grupos e priorizar algumas frutas para aprofundar o estudo.

Sobre cada fruta o professor pode solicitar ao grupo que pesquise sobre o fruto:

  • FORMA DE EXTRAÇÃO: EX: A CASTANHEIRA, É USADA NA CONSTRUÇÃO CIVIL, SERVE PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS, BARCOS, MÓVEIS, ETC.

*FICHA TÉCNICA

  • ARTESANATO, (Ver se a árvore que produz este fruto serve para fazer artesanato, que tipo.)

  • Culinária( como é utilizado na culinária)

  • Cosméticos ( como esta fruta é usado na industria de cosméticos, que produtos podem ser feitos com ela.)

SUGESTÃO DE FRUTOS A SEREM PRIORIZADAS PARA ESTUDO: CASTANHA- DO- PARÁ

AÇAI

BACURI

PUPUNHA

CUPUAÇU

3 parte:

AO SEPARAR OS GRUPOS E PRIORIZAR AS FRUTAS, O PROFESSOR IRÁ NOVAMENTE COM A TURMA PARA O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: Dessa vez acessar os sites:

http://www.cdpara.pa.gov.br/

Este site mostra diversas informações sobre a cultura Amazonense, nele os alunos irão em: Cultura, gastronomia_frutos regionais e escolhe o fruto pelo qual deseja ler.

http://www.inovam.com.br/oleo_castanha.htm

Este site trás informações também sobre o produtos amazônicos, explicando as utilidade da fruta.

Cada grupo irá ler e registrar informações sobre a sua fruta regional.

Pode-se preencher uma ficha elaborada anteriormente pelo professor:

Outros sites que podem ser consultado para suporte de informações e busca de imagens são:

http://www.todafruta.com.br/

Neste site tem uma lista de frutas de A a Z, onde você pode ler informações sobre determinada fruta.Inclusive algumas da Amazônia.

Ex: depois de digitar na barra de endereço:www.todafruta.com.br

  • clicar em frutas de A a Z

  • clicar em açaí

  • clicar em características do açaí(da polpa do fruto obtém-se o suco do açaí

  • Leiam também sobre cultura do açaí

Depois que pesquisar sobre este fruto volta ao inicio da página e pesquisa-se sobre outro fruto.

Outro site importante é o da Wikipédia.

www.wikipedia.org.

obs:

TODOS OS SITES SÃO INTERESSANTES, PARA APROFUNDAMENTO DAS INFORMAÇÕES, NO ENTANTO, OS ALUNOS ESTARÃO SELECIONANDO AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES, PARA PRODUZIR CARTAZES E SLIDES, COM INFORMAÇÕES E FOTOS DA FRUTA.( QUE PODE SER A FICHA TÉCNICA).

4ª parte:

5ª parte:

6ª parte:

PRODUTO FINAL:

APRESENTAÇÃO PARA OUTRAS TURMAS OU COMUNIDADE:

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