segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

RESPEITO AS DIFERENÇAS

AULA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
3ª E 4ª ETAPA
PROFESSOR:
ARÃO MARQUES DA SILVA
Título da Aula:
RESPEITO AS DIFERENÇAS, DIVERSIDADE CULTURAL, RELATIVISMO E ETNOCENTRISMO.
BRASIL DE TODAS AS ÉTNIAS
DO DISCURSO DA ALTERIDADE
  • RELATIVIZAR PARA NÃO SER UM SUJEITO ETNOCENTRICO.
  • RELATIVIZAR PARA SABER CONVIVER COM O EXÓTICO.
  • RELATIVIZAR PARA EVITAR O PRECONCEITO.
O QUE É ETNOCENTRISMO?
  • O ETNOCENTRISMO SÃO ATITUDES DE GRUPOS HUMANOS E SUPERA VALIZAR SEUS PRÓPRIOS
VALORES CULTURAIS.
  • O ETNOCENTRISMO MANISTA-SE DE VÁRIAS FORMAS, POR EXEMPLO: QUANDO AS PESSOAS RIDICULARIZAM COSTUMES, HÁBITOS E POVOS DIFERENTES.
O etnocentrismo é a tendência a considerar a cultura de seu próprio povo como a medida de todas as outras.
Saber aceitar as diversidades culturais, ou seja, compreender as diferenças culturais é um dos caminhos para atribuir ao outro a possibilidade de valorizar a cultura, os hábitos e costumes, valores, ideologias, etc. daqueles que GRUPOS ÉTNICOS consideramos diferentes.
O ETNOCENTISMO FUNDAMENTA-SE NA IDÉIA DE SUPERIORIDADE E CRTEDIBILIDADE DA PRÓPRIA CULTURA. O INDIVÍDUO ETNOCÊNTRICO NÃO PERCEBE QUE SEUS JUÍZOS DE VALORES SÃO PRECONCEITUOSOS. O ETNOCENTRISMO NÃO É INATO, MAS SIM APRENDIDO.
O PRECONCEITUOSO É ETNOCÊNTRICO.
RELATIVISMO CULTURAL
  • DE QUE FORMA SUPERO O ETNOCÊNTRISMO?
  • APRENDENDO A CONVIVER COM AS DIFERENÇAS CULTURAIS.
  • O SER HUMANO DEVE RELATIVIZAR AS DIFERENÇAS CULTURAIS. OS VALORES CULTURAIS DO OUTRO MESMO SENDO COMPLEXAS E SIMPLIFICADAS , NUNCA SÃO MELHOR OU PIOR, DESENVOLVIDA OU ATRASADA.
  • NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SABER CONVIVER COM O EXÓTICO É ESSENCIAL.
CONVIVER COM AS DIFERENÇAS É ACEITAR O OUTRO COMO O OUTRO É EM SUA ESSÊNCIA, É NÃO MENSURAR OU HIERARQUIZAR AS REALIDADES CULTURAIS.
AS DIFERENÇAS CULTURAIS COMPÕE O PAINEL HUMANO GLOBAL, SOMOS DIFERENTES EM NOSSA RELIGIOSIDADE, NOSSAS INSTITUIÇÕES DO COTIDIANO, ETC.
A CULTURA É ALGO SALUTAR E NÃO COMO DIFERENÇAS QUE EXPRESSAM A SUPERIORIDADE DE ALGUNS EM DETRIMENTOS DE OUTROS.
SABER RELATIVIZAR PARA NÃO SER PRECONCEITOUSO
O relativismo cultural consiste, portanto, em atribuir valores, respeito à cultura da outra etnia. Quando avaliamos cada cultura e evitando a imposição da nossa cultura sobre a cultura do outro, buscamos compreender aquela determinada sociedade, então estamos relativando a cultura do outro grupo étnico à nossa cultura.
Saber aceitar as diferenças sociais e culturais é uma questão que requer acima de tudo o relativismo cultural. As pessoas que não são capazes de relativizar a cultura do outro com a sua encontra-se enfermo. Pois o etnocentrismo é uma doença cultural que ataca a faculdade de discernimento e o comportamento.
As diferenças sociedades desenvolveram-se de diferentes formas e não segundo o evolucionismo, (barbárie, selvageria e civilização). Neste sentido, cada etnia possui suas diferenças e saber aceitar essas diversidades relativizando a cultura do outro grupo étnico é o caminho que todo cientista social busca trilhar, menosprezando com isso o etnocentrismo, pois cultura são padrões de comportamento social transmitido e, quando não respeitamos estamos nos tornando etnocêntricos.
O sujeito da ALTERIDADE penetra na cultura do outro, e através da interação estabelece as diferenças entre aquilo que o rodeia e, consegue realizar o relativismo cultural, com isso na medida do possível traduz cada código, estabelecendo com isso, compreensão daquilo que busca investigar.
  • RELATIVIZAR PARA NÃO SER UM SUJEITO ETNOCENTRICO.
  • RELATIVIZAR PARA SABER CONVIVER COM O EXÓTICO.
  • RELATIVIZAR PARA EVITAR O PRECONCEITO.
Para maiores informações, entre em contato com o professor pelo e-mail: arao2008@bol.com.br

Nenhum comentário: